FI01-0151_1

A Congregação de Nossa Senhora de Sion foi fundada na França, no século XIX, por um judeu converso, Teodoro Ratisbonne, que teve mais tarde a adesão do seu irmão Afonso Ratisbonne na continuidade da sua obra.

Teodoro estabeleceu-se em Paris, onde deu grande impulso à Congregação, e Afonso fixou-se em Jerusalém.

No final do século XIX, quando a França ditava o modelo de educação, o governo brasileiro interessou-se pela vinda das irmãs francesas com o intuito de aprimorar o sistema educacional e de abrir colégios para meninas.

Em 1888 chegaram ao Rio de Janeiro as primeiras irmãs de Sion. Em 1901, foi por elas inaugurado o Colégio Nossa Senhora de Sion, em São Paulo, no bairro de Higienópolis.

Desde sua instalação em 1901, o Colégio Nossa Senhora de Sion abrigou muitas alunas; devido ao crescente número de matrículas, foi necessário construir um novo prédio encarregando-se do projeto arquitetônico e da obra o engenheiro – arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo.

O edifício do Colégio foi construído em estilo eclético nas primeiras décadas deste século. A construção foi iniciada com o hall central até a Capela provisória, onde hoje está instalada a Biblioteca. Esta ala do edifício compõe-se de cinco pavimentos, incluindo o subsolo, térreo e mais três andares. A outra ala que completa o prédio atual foi construída em 1940. Ainda na década de 40 foi construído o edifício destinado à pré-escola e ao primário.

Em 28 de março de 1941, a atual Capela tem suas obras iniciadas; seu estilo guarda as características das Capelas de Nossa Senhora de Sion de outros países.

A solidez da construção do Colégio revela-se em seus alicerces de pedra, nas paredes externas com aproximadamente um metro de largura. O prédio é imponente e logo na entrada, a vistosa escada do hall central parece sintetizar toda essa imponência.

Chama a atenção também, o pé direito de cinco metros de altura, garantindo uma excelente iluminação das salas.

Atualmente, o Sion é um colégio misto e com postura moderna, respeitando a individualidade do aluno. O Colégio Sion é uma escola católica, com abertura inter-religiosa, pois o Carisma da Congregação tem como base a vivência da fé sem pretender impô-la aos outros.

O acolhimento é o marco do nosso Carisma.