Arte - Podcast - Empreendedorismo de mulheres negras

Empreendedorismo de mulheres negras – 25/11/2020

Não existe mais espaço para desigualdade! A escola é um dos veículos mais importantes para abertura desta discussão. Temos que dar vez e voz para ouvir e refletir sobre a realidade do outro, só assim iniciaremos um processo de correção e conscientização.
Nossa convidada Marilene Lima, fundadora da FUNAFRO, nos traz reflexões importantes sobre o empreendedorismo de mulheres negras e tudo que envolve este grande desafio de empreender no Brasil.

É possível se alimentar de forma saudável na escola? – 18/11/2020

Alimentação saudável vai muito além da escola, iniciamos com a introdução alimentar do bebê e permanecemos a vida tentando ter bons hábitos alimentares. A tentação da indústria é imensa, mas conseguimos com planejamento conquistar um bom hábito alimentar. E a escola tem papel fundamental na vida das crianças e adolescentes fornecendo informações para que eles possam fazer boas escolhas. A professora de Biologia do Ensino Médio Vânia Macarrão e a nutricionista Erica C. F. Polli conversam conosco em um bate papo esclarecedor e cheio de dicas.

Práticas Esportivas Para Que? – 11/11/2020

São muitos os benef​ícios que conquistamos com a prática esportiva em nossas vidas. Dentro da escola as atividades vão muito além da aula de Educação Física. Este bate papo conta com o Rafael Manço, coordenador dos treinos esportivos, Jorge Nunes, técnico de volei e Gabriel Tchakmakian, professor de Educação Física.

Criatividade e Inovação No Contexto Escolar – 04/11/2020

É possível a educação formal favorecer o processo criativo e inovador de crianças e jovens. Este desafio precisa estar inserido no projeto da escola. Como estimular os alunos para uma mente criativa e inovadora será o nosso bate-papo com Gian Tarelli e Bruno Gonçalves da Jornada Dare abrindo caminhos e possibilidades para nossa reflexão.

O que são habilidades socioemocionais e onde fazem a diferença – 28/10/220

Como aprender a lidar com nossas emoções e conflitos? Conseguimos trabalhar algumas habilidades para alcançarmos um equilíbrio emocional?

Estas questões são tratadas em um bate papo essencial para todos os ouvintes e para este episódio são nossas convidadas: Joise Machado, psicóloga clínica, neuropsicóloga e terapeuta cognitiva comportamental e Regiane Santoro, orientadora educacional do Colégio Sion, psicopedagoga, pós-graduada em neuroaprendizagem e transtorno do aprender e mediadora de conflitos. O tema do podCast SION TALKS será: o que são habilidades sócio-emocionais e onde elas fazem a diferença.

O que tem este novo Ensino Médio? – 21/10/2020

Muitas mudanças estão surgindo nos últimos anos para o Ensino Médio.
Como isso afetará nossos alunos? Claudia Camargo, gestora pedagógica do Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, irá esclarecer este novo desafio para as escolas e outras particularidades sobre a BNCC.

Fala aí! – bate-papo com Toninho Sarasá – 14/10/2020

Somos eternos aprendizes! Esta foi uma das primeiras frases do nosso convidado de hoje, Toninho Sarasá, responsável pelo processo de restauração do Colégio Sion. Ele diz que, muito mais que restauro, toda comunidade sionense está fazendo a zeladoria do patrimônio. No final deste bate papo você terá certeza que aprendeu e muito com todo conhecimento e sensibilidade do nosso convidado.

A escolha da escola certa para nossos filhos – 07/10/2020

Davi Lago, nosso convidado de hoje, é pesquisador da Fundação São Paulo, professor universitário, colunista da revista HSM e autor, e o seu papel mais importante, ele é pai da Maria, nossa aluna do 2º ano. O bate papo foi além do nosso tema proposto: a escolha da escola certa para nossos filhos.
Vale a pena conferir!

Boas-Vindas! – 30/09/2020

Andreza Licastro, coordenadora de comunicação e marketing, e Flávio Constantino, articulador pedagógico do Colégio Sion, dão boas-vindas aos ouvintes na estreia do PodCast SION TALKS.

Em uma bate papo eles apresentam mais esta ferramenta de comunicação do colégio com as famílias e com a comunidade escolar. A partir de hoje, sempre às quartas-feiras após às 12h, iremos publicar novos episódios com temáticas variadas e pertinentes ao universo da Educação.

Comente! Participe! Opine!