NOSSO TRABALHO:

• Projeto curricular atualizado que atende às exigências do momento que vivemos, sem perder de vista os valores permanentes
  • Metodologia que instrumentaliza o aluno no processo de constante busca do conhecimento
  • Espaço de relação e de crescimento

EM VISTA DISTO, O COLÉGIO SE ORGANIZA

• Com uma Equipe de Direção responsável pela organização pedagógica, administrativa e financeira
  • Com uma Equipe Pedagógica que garante a unidade e o cumprimento da proposta pedagógica
  • Com uma Equipe de Orientação Educacional, responsável pelo atendimento personalizado ao aluno e às famílias
  • Com um Corpo Docente qualificado, empenhado em atualizar-se e, sobretudo, comprometido com a proposta do Sion
  • Com uma Equipe do Projeto Fé e Vida responsável pela formação e divulgação do Carisma da Congregação
  • Com uma Equipe de TI que se responsabiliza pela informática administrativa e educacional
  • Com uma Equipe de Comunicação e Marketing que dinamiza e integra todos os projetos.

O QUE PROPORCIONAMOS AOS ALUNOS

Conhecimento: domínio de conteúdos curriculares, contextualizados e interdisciplinares que viabilizam a aprendizagem significativa.

Autonomia intelectual: capacidade de acessar, selecionar e organizar informações para elaborar o pensamento crítico

• Exercício de reflexão, análise e síntese
  • Identificação e solução de problemas
  • Condições de raciocínio que gerem alternativas conscientes para suas escolhas

Formação para a cidadania consciente e atuante:

• Preparação de nossos alunos para o desenvolvimento da consciência de que são agentes da sociedade em que estão inseridos
  • Reflexões e debates, ações voltadas à comunidade, discussões dos problemas sociais e das questões ambientais, que proporcionam mudanças de atitudes

PROJETO PEDAGÓGICO

A Equipe Pedagógica e o Corpo Docente do Colégio Sion têm como objetivo orientar suas ações para que os alunos desenvolvam conhecimentos, valores éticos e morais. Desta forma, estabelece suas metas para as áreas e disciplinas.

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

Língua Portuguesa e Redação

• Estimular o hábito da leitura por meio de textos literários e não literários, buscando a formação do leitor crítico e consciente a partir da leitura comparativa e resignificada.
  • Expressar-se de forma fluente, e com coerência, contemplando a norma culta.

Língua Inglesa e Espanhola

• Desenvolver habilidades de comunicação: leitura, compreensão, expressão oral e escrita em línguas estrangeiras modernas.

Arte e Música

• Conhecer e utilizar diferentes linguagens de comunicação e expressão.

Educação Física

• Conhecer o próprio corpo, desenvolver habilidades motoras e promover o trabalho em equipe.

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

Ciências, Biologia, Física e Química

• Estudar as causas e consequências da relação do homem com o ambiente, desenvolver por meio do método científico a conscientização do ser humano como agente transformador da natureza.

Matemática e Geometria

• Aprender significativamente os conceitos relacionados a: números, geometria, medidas e grandezas, tratamento da informação desenvolvendo o raciocínio lógico e matemático na resolução de problemas e situações cotidianas.
  • Desenvolver habilidades para construir e interpretar as figuras geométricas.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Atualidade e Ensino Religioso

• Perceber a historicidade dos acontecimentos do mundo contemporâneo e construir seus próprios valores e conceitos para que se torne por meio do desenvolvimento da autonomia e do senso crítico, um agente transformador da sociedade.