Da França para o Brasil com valores e uma jornada de conquistas

A Congregação de Nossa Senhora de Sion foi fundada na França, no século XIX, por um judeu converso, Teodoro Ratisbonne, que teve mais tarde a adesão do seu irmão Afonso Ratisbonne na continuidade da sua obra.

Teodoro estabeleceu-se em Paris, onde deu grande impulso à Congregação, e Afonso fixou-se em Jerusalém.

No final do século XIX, quando a França ditava o modelo de educação, o governo brasileiro interessou-se pela vinda das irmãs francesas com o intuito de aprimorar o sistema educacional e de abrir colégios para meninas.
Imagem da Estrutura do Colêgio Sion

A solidez da construção do Colégio revela-se em seus alicerces de pedra, nas paredes externas com aproximadamente um metro de largura. O prédio é imponente e logo na entrada, a vistosa escada do hall central parece sintetizar toda essa imponência.

Chama a atenção também, o pé direito de cinco metros de altura, garantindo uma excelente iluminação das salas.

Atualmente, o Sion é um colégio misto e com postura moderna, respeitando a individualidade do aluno. O Colégio Sion é uma escola católica, com abertura inter-religiosa, pois o Carisma da Congregação tem como base a vivência da fé sem pretender impô-la aos outros.

O acolhimento é o marco do nosso Carisma.

Missão

Atuar no campo da Educação, tendo em vista valores, princípios cristãos e o conhecimento, de acordo com as exigências da sociedade moderna, de modo que nossos alunos se tornem cidadãos conscientes.

Valores e Carisma

O Carisma de Sion traduz a essência da Congregação e inspira nossa prática cotidiana. Dele emergem a missão e os valores que observamos diariamente:
  • ESCUTA para reflexão e ação
  • DIÁLOGO para respeitar a diversidade
  • ACOLHIMENTO para compreender e confiar
  • VALORIZAÇÃO do ser humano

O Colégio Sion é uma escola católica com abertura ecumênica e inter-religiosa, pois o Carisma da Congregação tem como base a vivência da fé sem pretender impô-la aos outros.

Criado em 2011, o INSPIRAÇÃO é um programa de formação para funcionários e professores que aborda o Carisma de Sion sob diferentes óticas – da histórica à religiosa – permitindo um importante debate e aprofundamento para os que fazem parte desta jornada.

A programação inclui encontros periódicos para palestras, depoimentos, debates e mesas redondas com pessoas de destaque em suas áreas.

Objetivos Educacionais Permanentes

Construir o conhecimento, despertando o gosto pelo saber, a partir da experiência e da reflexão

Caminhar junto com o aluno em busca de sua adequação e integração como indivíduo

Formar para a cidadania, abrindo espaço para questionamentos que conduzem à postura crítica e a opções conscientes e atuantes

Incentivar a descoberta e vivência dos valores permanentes da pessoa em si, com os outros e com o absoluto de Deus.